top of page

Ovelha negra da fase clássica do Pink Floyd?


Cover for the album Animals by Pink Floyd

É verdade que em 1977 as coisas já não eram como antes no funcionamento do Pink Floyd.

Os últimos dois álbuns haviam sido obras primas. The Dark Side of The Moon (meu favorito), de 1973, foi o momento no qual a banda atingiu maturidade composicional, tornando o som mais acessível ao mesmo tempo que conceitualmente mais ambicioso. Conseguiram ainda finalmente sair da sombra do primeiro líder, Syd Barrett (já praticamente afastado da música nesse ponto), ainda que ele tenha sido parte da inspiração temática do disco.

Wish You Were Here (o favorito de Wright e Gilmour), de 1975, talvez tenha sido um dos pontos altos da colaboração de todos os membros, com músicas relativamente concisas junto ao desenvolvimento mais alongado de Shine on You Crazy Diamond (dividida em duas faixas).

Posteriormente, em 1979, o Pink Floyd lançaria a opera rock The Wall, mergulhando mais fundo na ideia do álbum de rock enquanto obra de arte e expandindo o conceito do disco para um filme. Também foi o disco que incluiu o hit mundial Another Brick in the Wall.

Só que no meio dessas obras, em 1977, o Pink Floyd lançou um disco que hoje é muito menos lembrado. Um equívoco, porém, considerar um trabalho dispensável. Animals é o disco mais subestimado da fase clássica do grupo, mas é um grande disco, com um conceito inspirado no livro “Revolução dos Bichos” de George Orwell. Roger Waters já estava exercendo um certo domínio criativo sobre a banda, mas de certa forma, a sonoridade do disco ainda parece mais equilibrada do que o que viria em seguida. Com quase todas as músicas passando de 10 minutos, é uma audição exigente, porém recompensadora.

Compartilho aqui essa que considero a melhor música de um disco underrated. Dogs é a única colaboração entre Waters e Gilmour e é um exemplo menos popular do porquê a parceria entre os dois era tão boa.

(Essa é uma versão da banda solo de Waters, porque é o melhor vídeo dessa música que encontrei. Jon Carin assume os vocais de Gilmour e Doyle Bramhall II detona na guitarra)


Featured Posts
Check back soon
Once posts are published, you’ll see them here.
Recent Posts
Archive
Search By Tags
No tags yet.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page